Família Evangelizada Sociedade Feliz

Institutos

Os Institutos representam a sistematização no campo teórico-prático do processo educacional espírita e visam dar aplicação à proposta pedagógica de formação de trabalhadores no Centro Espírita.

Os Institutos são departamentos da Casa Espírita, com características escolares, formando uma unidade de ensino e pesquisa de caráter especializado, que congrega dirigentes, instrutores e alunos na experimentação de determinado campo do conhecimento humano-espiritual e na prática assistencial. Visa ao auto-aperfeiçoamento para um serviço gradativamente mais fecundo e pleno.

Priorizamos, no campo da especialização, os seguintes Institutos, tendo em vista as necessidades imediatas das tarefas na Casa Espírita:

1 - Instituto da Criança

Visa à implantação e organização da Escola de Evangelização Espírita Infantil para atendimento às crianças de 0 a 11 anos, bem como da Escola para Formação de Evangelizadores Espíritas para a Infância, preparando-os para a atuação nas atividades de evangelização infantil da Casa Espírita.

2 - Instituto do Jovem

Objetiva atender, educar e acompanhar o jovem a partir de 12 anos, à luz do Espiritismo, no intuito de fortalecê-lo junto à seara cristã, bem como especializar trabalhadores que atuarão na evangelização juvenil.

3 - Instituto do Esclarecimento e Família

Destina-se à formação de instrutores para os cursos do estudo sistematizado da Doutrina Espírita, assim como trabalhadores para a as atividades de evangelização da família, para a caravana de culto nos lares, alfabetização cristã, cursos de Esperanto, reunião pública, dentre outras, coordenadas pelo Instituto.

4 - Instituto da Caridade

Visa formar trabalhadores para atuarem em todos os setores de assistência social da Casa Espírita e posto de assistência, possibilitando a promoção da família por meio da educação pelo trabalho, ministrando cursos de laborterapia e profissionalização; reeducação pelas escolas de assistência ao alcoolista, amparando a maternidade e o idoso, aos problemas do sexo e da dependência química, prevenção de suicídio e fobias.

5 - Instituto da Divulgação

Objetiva a formação de trabalhadores especializados na divulgação da Doutrina Espírita, preparando-os para atuarem em atividades de caravanas, campanhas, livro espírita, confecção de periódicos (jornais e revistas), oratória, televisão, cinema, teatro, música, Internet, etc.

6 - Instituto da Mediunidade

Comum a todos os Institutos, o Instituto da Mediunidade aspira à formação de médiuns esclarecidos para atuarem nas diversas atividades mediúnicas da Casa Espírita, oportunizando aos trabalhadores dos outros institutos a participação nas atividades de desenvolvimento mediúnico, passes, equipe de vibração, corrente magnética, dentre outras.