Família Evangelizada Sociedade Feliz

Instituto do Jovem

“Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemo-lhes a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores.” Léon Denis

(Depois da Morte, cap. 54)

O que é o Instituto do Jovem?

O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos, assistindo-o em suas necessidades e canalizando suas potencialidades para o bem. Tem igualmente por objetivo, especializar trabalhadores que atuarão na Evangelização Juvenil.

Por que implantar este Instituto na Casa Espírita?

Pela necessidade de prepararmos trabalhadores que cooperem com Jesus na sublime tarefa de Evangelização da Juventude. Amparar o Jovem, clareando sua mente, enriquecendo seu coração e fortalecendo seu espírito para poder atender ao chamado do Cristo: “— Vem e segue-me”.

“No jovem, ainda é possível corrigir e compensar falhas e deficiências da infância [...]. Será indispensável, mesmo urgente, porém, lecionar a essa juventude tão rica de generosos pendores, tão enamorada de ardentes ideais quanto desordenada e inconseqüente em suas diretrizes, e a quem escasseiam exemplos edificantes, lições enaltecedoras capazes de impulsioná-la, para a padronização do Bem [...].”

(Bezerra de Menezes. Tragédia de Santa Maria, 11. ed., p. 7)

Importância da evangelização infanto-juvenil

“Tem se enfatizado, quanto possível, que a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem. Não fosse a evangelização, o Espiritismo, distante de sua feição evangélica, perderia sua missão de Consolador, renteando-se com diversidade das escolas religiosas no mundo que, embora úteis e oportunas, estiolaram-se no tempo absorvendo posições de terminalidade e dogmatismo.

É forçoso reconhecer que o Espiritismo sem aprimoramento moral, sem evangelização do homem é como templo sem luz.

Já tivemos oportunidade de lembrar que uma instituição espírita representa uma equipe de Jesus em ação e, como tal, deverá concretizar seus sublimes programas de iluminação das almas, dedicando-se com todo empenho à evangelização da infância e da mocidade.”

(Bezerra de Menezes. Reformador, Out. 1992)

Cronograma das atividades regulares

HorárioDuraçãoAtividades
08:00 - 08:45 45min Prece dos trabalhadores
Escola Espírita Bom Samaritano Jovem
08:45 - 09:00 15min Recepção dos jovens
09:00 - 09:20 20min Prece de abertura
Alegria Cristã
09:20 - 09:50 30min Oficinas (gincana)
09:50 - 10:10 20min Lanche
10:10 - 11:00 50min Prática (Campanha de Fraternidade Auta de Souza)
11:00 - 11:05 5min Deslocamento para as salas
11:05 - 11:20 15min Momento da reforma íntima
11:20 - 12:30 1h10min Estudo
12:30 Prece de encerramento

Os encontros da Mocidade Espírita Luiz Sérgio acontecem sempre aos domingos.