Instituto da Divulgação
“Revivendo a pureza primitiva da Boa Nova, o Espiritismo traz Jesus de volta às praças e ruas movimentadas do mundo, a fim de conviver com os padecimentos ultrizes que vergastam as multidões atônitas da atualidade.” Francisco Spinelli
(Sementes de Vida Eterna, 2ª ed., p. 81-83)
Por que divulgar o Espiritismo?
Divulgar os ensinamentos espíritas ao público que voluntariamente procura a Casa Espírita é tarefa nobre, mas ir ao encontro daqueles que ainda não conhecem a Doutrina é tarefa fundamental. O Espiritismo é uma Doutrina que deve ser levada a todos.
“Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniqüidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.
Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!... Sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados.”
(Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. 20 item 4)
O que é o Instituto da Divulgação?
O Instituto da Divulgação é uma área de suma importância na estrutura de funcionamento de uma Casa Espírita. Cada Instituto, dentro das atribuições que lhes são peculiares, cumpre uma função específica, que integrada uma à outra, propicia diversos benefícios pela evangelização, assistência e promoção social, socorro espiritual, etc. Compete ao Instituto da Divulgação tarefas relevantes concernentes à propagação do Espiritismo.
Outro aspecto importante é o fato de que por meio do contato efetuado com o público em geral, nas visitas domiciliares, venda ou empréstimos de livros, distribuição de mensagens, programa radiofônico ou televisivo, dentre outros, a Casa Espírita torna-se conhecida na comunidade em que está inserida, contribuindo para aumentar o fluxo de freqüentadores no Centro Espírita, influindo diretamente na formação de novos trabalhadores.
Quais são os objetivos do Instituto da Divulgação?
- Divulgar a Doutrina Espírita por todos os meios;
- Formar trabalhadores especializados na divulgação do Espiritismo, por meio da aplicação de cursos sistematizados e pela vivência prática no trabalho;
- Realizar campanhas e caravanas permanentes de divulgação da Doutrina Espírita;
- Implantar trabalhos de Caravana Jesus no Lar;
- Colaborar efetivamente com as campanhas de divulgação promovidas pela Federação Espírita Brasileira.
Quais as atividades realizadas?
As atividades práticas do Instituto da Divulgação são dividas nos seguintes núcleos:
1 - Núcleo Doutrinário
Palestras Externas e Consultoria Doutrinária
2 - Núcleo de Caravanas
Caravana Jesus no Lar e Caravana Jesus e Você
3 - Núcleo de Campanhas
Campanha Jesus e Você e Campanhas Educativas
4 - Núcleo de Imprensa Espírita
5 - Núcleo do Livro Espírita
- Campanha de Esclarecimento Chico Xavier;
- Biblioteca;
- Livraria;
- Feira do Livro Espírita;
- Clube do Livro Espírita.
6 - Núcleo de Promoção de Eventos
- Seminários;
- Simpósios;
- Semanas Espíritas;
- Congressos.
7 - Núcleo de Audiovisual
8 - Núcleo de Artes
Formação de trabalhadores
À Escola para Formação de Trabalhadores do Instituto da Divulgação compete a formação e especialização de trabalhadores para as inúmeras atividades do Instituto. Integra, em conjunto com as Escolas para Formação de Trabalhadores dos demais Institutos, o Ciclo de Especialização da Escola de Estudos Espíritas.